Coronavírus COVID-19

O QUE É O CORONAVÍRUS?

Em meados de Dezembro de 2019, o hospital de Wuhan, cidade localizada na província de Hubei, China, deu entrada a alguns pacientes com um caso estranho de doença respiratória, uma vez que testou negativo para todo tipo de vírus relacionado a essa patologia, como a gripe. Em 2020, o ano iniciou com a notícia do aparecimento de um novo coronavírus que veio a infectar seres humanos, chamado provisoriamente de 2019nCoV, conhecido atualmente como COVID-19[1].

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias[2]. Nas últimas duas décadas o mundo se deparou com surtos causados por dois membros dessa família: o SARS-CoV, responsável por surtos de doença respiratória aguda grave entre os anos de 2002 e 2003, com 8.096 casos em 29 países e 774 mortes; e o MERS-CoV, agente responsável por surtos de doença respiratória grave ocorridos no Oriente Médio no ano de 2012, com registro de 2.494 casos em 27 países e 858 mortes[1].

Após o relato de milhares de casos confirmados e centenas de mortes atribuídas ao COVID-19, e a sua detecção em outros países, em 30 de janeiro de 2020 a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou o novo surto como sendo uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII)[1]. No dia 11 de março de 2020, em coletiva de imprensa, a OMS declarou a COVID-19 como pandemia[4]

A Universidade Johns Hopkins, localizada na cidade de Maryland, nos Estados Unidos, é a principal referência no mundo quando o assunto é a contabilização dos casos do novo coronavírus COVID-19. A instituição disponibiliza um Mapa Interativo contendo informações atualizadas em tempo real. Até o dia 13 de abril de 2020, os registros são de 2.019.320 casos confirmados e 119.588 mortes (Figura 01)[3].

Figura 01: Mapa do COVID-19 da Universidade Johns Hopkins.
Fonte: https://coronavirus.jhu.edu/map.html

É importante ressaltar que estes dados são referentes a um período aproximado de três meses, o que faz do COVID-19 uma ameaça extremamente preocupante.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS?

A infecção respiratória causada pelo COVID-19 transita entre os quadros leves, moderados e graves. De acordo com a OMS, os pacientes apresentam alguns sintomas como: febre, cansaço e tosse seca, em casos leves; coriza, diarreia, dores de garganta, dores no corpo  e dificuldades respiratórias, em casos moderados; nos casos mais extremos, a infecção evolui para uma síndrome respiratória, podendo levar o indivíduo a óbito[4]. Devemos nos atentar, pois alguns desses sintomas também são comuns em Gripes e Resfriados. Porém, quando comparados ao COVID-19, não ocorrem com a mesma frequência, como mostra o quadro disponibilizado pelo Ministério da Saúde (Figura 02)[4].

Figura 02: Sintomas característicos de uma pessoa com coronavírus, gripe e resfriados.
Fonte: https://www.saude.gov.br/campanhas/46452-coronavirus

Qualquer indivíduo pode ser infectado, entretanto, aqueles mais suscetíveis ao COVID-19, que se enquadram no chamado Grupo de Risco, são: crianças e adolescentes; pessoas acima de sessenta anos; e portadores de diabetes, doenças crônicas, respiratórias, fumantes e cardiovasculares[1].

COMO PREVENIR E PROTEGER? 

Pensando que ainda não existe vacina para prevenção da COVID-19, para evitar sua propagação algumas medidas de prevenção devem ser adotadas conforme recomendações do Ministério da Saúde[5].

Lavar frequentemente as mãos com água e sabão e, caso não seja possível lavá-las, aplicar álcool em gel 70%: Como o vírus se transmite pelo contato com mucosas, como nariz, boca e olhos e os humanos levam as mãos ao rosto com grande frequência, faz-se necessário a constante higienização das mãos para minimizar o risco de contágio. Deve certificar-se que dedos, unhas, punho, palma e dorso das mãos sejam bem lavados por pelo menos 20 segundos. 

Evitar tocar nos olhos, nariz e boca: Como dito anteriormente, são essas as portas de entrada para o vírus no nosso organismo. A higienização das mãos diminui os riscos, mas é necessário tomar o cuidado de tocar o rosto o mínimo possível. Caso haja a necessidade, que a mão seja lavada previamente.

Evitar contato com pessoas doentes e quando estiver doente: Caso conheça alguém que esteja doente, ou se depare com esse caso, mantenha uma distância segura de 2 metros dessa pessoa. Caso você esteja com algum sintoma, permaneça em casa e evite ao máximo o contato com outras pessoas. 

Cobrir boca e nariz com lenço descartável ao tossir ou espirrar: Essa higiene respiratória é necessária, tendo em vista que evita o espalhamento de pequenas gotículas que podem estar contaminadas e serem inspiradas por outras pessoas, contaminando-as também.

Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência: Objetos como aparelho celular, chaves, mouse e teclado de computadores, maçanetas, corrimão, entre outros, devem ser higienizados, visto que o vírus permanece vivo em superfícies. A higiene pode ser realizada com álcool 70% ou solução de água sanitária 0,05% (25mL de água sanitária em 1L de água, de acordo com estudo realizado pelo Conselho Federal de Química[5]).

Devido à avalanche de informações acerca do COVID-19, é imprescindível buscar informações em fontes confiáveis. Portanto, além das referências utilizadas, deixaremos algumas recomendações que consideramos relevantes, são elas:

Canal no YouTube do biólogo e doutor em microbiologia, Atila Iamarino. No seu canal, ele tem realizado lives onde comenta o cenário atual da pandemia e quais os próximos passos a serem tomados, bem como outras informações gerais. Além do seu canal no YouTube, no seu Instagram ele compartilha informações e também participa de podcasts, como o Xadrez Verbal[7].

REFERÊNCIAS

[1] DE CARVALHO, Aroldo Prohmann. Novo coronavírus (COVID-19). Departamento Científico de Infectologia.
[2] Ministério da Saúde <https://coronavirus.saude.gov.br/>. Acesso em 03/04/2020.
[3] Mapa do COVID-19 <https://coronavirus.jhu.edu/map.html>. Acesso em 03/04/2020.
[4] Organização Mundial da Saúde. <https://www.who.int/dg/speeches/detail/who-director-general-s-opening-remarks-at-the-media-briefing-on-covid-19—11-march-2020>. Acesso em 07/04/2020.
[5] Ministério da Saúde. <https://www.saude.gov.br/o-ministro/746-saude-de-a-a-z/46490-novo-coronavirus-o-que-e-causas-sintomas-tratamento-e-prevencao-3>. Acesso em 07/04/2020.
[6] Solução caseira para eliminar o coronavírus da sua casa. <http://cfq.org.br/wp-content/uploads/2020/03/Review_a%CC%81gua_sanita%CC%81ria-versa%CC%83o-23_03_-2020-versa%CC%83o_3.pdf>. Acesso em 07/04/2020.
[7] Xadrez Verbal. <https://xadrezverbal.com>. Acesso em 07/04/2020.

Um comentário em “Coronavírus COVID-19

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora