Sobre

Histórico

O PET no Brasil

A Coordenaria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) criou o programa PET no ano de 1979. Era conhecido como Programa Especial de Treinamento. Ao final do ano de 1999 houve a transferência deste programa para Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação, ficando a sua gestão sob a responsabilidade do Departamento de Modernização e Programas da Educação Superior (DEPEM). Em 2004 o PET passou a ser identificado como Programa de Educação Tutorial .

O PET constitui de grupos tutoriais de aprendizagem e busca propiciar aos alunos, sob a orientação de um professor tutor, condições para a realização de atividades extracurriculares, que complemente a sua formação acadêmica, procurando atender mais plenamente às necessidades do próprio curso de graduação. São concedidas bolsas (no máximo 12) aos alunos integrantes do PET até a conclusão de sua graduação. O MEC custeia as atividades dos grupos, repassando, semestralmente, o valor equivalente a uma bolsa por aluno participante.

A característica principal do programa é desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão, de maneira articulada e indissociável. Estas ações permitem um formação global tanto do aluno integrante quanto dos demais alunos do curso.

O PET na UEM

Existem atualmente na Universidade Estadual de Maringá 15 grupos PET (Agronomia, Economia, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Química, Engenharia Têxtil, Farmácia, Física, Informática, Matemática, Odontologia, Pedagogia, Química e Zootecnia). Os grupos PET da UEM se reúnem quinzenalmente, em uma espécie de fórum de discussões, chamado UNIPET (União dos Grupos PET da UEM). É através dessa união que os grupos se mobilizam para realizar manifestações, atividades que englobam todos os grupos e viagens para o ENAPET (Encontro Nacional dos grupos PET), SulPET (Encontro Sul-Brasileiro de grupos PET) e também para a Jornada Paranaense de grupos PET.

O grupo PET-Química

Em meados de 1991, o PET chega ao conhecimento de todos os professores do Departamento de Química através de um ofício da CAPES para a implantação de novos grupos. Na época, a chefia do departamento era exercida pela professora doutora Maria Helena Sarragiotto, que levou o documento para ser discutido com os demais professores.

A importância do PET para a formação dos acadêmicos de Química foi discutida em reunião do DQI, visando também à preparação para o curso de Mestrado, oferecido pelo Departamento de 1982 (atualmente de doutorado também). Após várias discussões, foi escolhida a professora doutora Janete Alaburda para coordenar a elaboração do projeto e exercer a tutoria do Programa. Em outubro de 1991 o Departamento de Química submeteu à CAPES o projeto para implantação do Grupo PET.

O projeto foi aprovado, e em abril de 1992 ocorreu a implantação do grupo PET-Química/UEM, tendo como primeira tutora a professora Janete, inicialmente com quatro bolsistas. No ano de 2020 o grupo completará 28 anos de existência, desde a sua implantação, o Grupo PET-Química/UEM contribuiu para a formação de mais de sessenta e cinco (65) profissionais de Química, que em sua grande maioria dirigiram-se para cursos de pós-graduação, e muitos já estão atuando no ensino superior.

Todos os egressos, assim como os atuais petianos, colaboraram para o fortalecimento do grupo, contribuíram para a ampliação dos seus horizontes e sugeriram atividades novas e diversificadas, que resultaram no desenvolvimento do pensamento crítico, ético e científico, tornando-os mais bem qualificados como membros da sociedade e como pessoas humanas.

Em março de 1993 a professora Janete solicitou o afastamento da tutoria e indicou o nome da professora Florângela Maionchi (à época doutoranda) para substituí-la. Desde essa época o Grupo PET-Química contou com a figura do co-tutor (que não era prevista no Manual de Orientações Básicas do PET). Essa co-tutoria foi exercida pelos professores doutores Noboru Hioka (de 1993 a 1998 e de 2000 a 2001) e Ourides Santin Filho (de 1997 a 2000 e em 2004). Além da co-tutoria, diversos professores do Departamento colaboraram e continuam colaborando diretamente com o grupo, através de orientações em projetos de pesquisa e ministrando seminários promovidos pelo grupo.

A partir de agosto de 2004 os professores Cláudio Celestino de Oliveira e Maria Helena Sarragiotto passaram a exercer a tutoria e co-tutoria, respectivamente, em virtude da aposentadoria da professora Florângela.

Em junho de 2008 o professor Dr. Vagner Roberto de Souza assume a tutoria do grupo PET Química no lugar do professor Cláudio, permanecendo no cargo até o fim de 2013, em virtude da nomeação para assumir o cargo de Chefe Adjunto do Departamento de Química. Em janeiro de 2014, a professora Dr. Débora Cristina Baldoqui assume a tutoria do grupo permanecendo até hoje.

Atualmente o grupo é constituído por 12 bolsistas, 0 voluntários e um tutor, a professora Dr. Débora Cristina Baldoqui.

Bibliografia

Manual de Orientações Básicas – Programa de Educação Tutorial. MEC/SESu.Reinventando a graduação . Os grupos do Programa de Educação Tutorial (PET) da UEM – atualizado em Maio de 2015.

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora